Bem Vindo! Perguntas Frequentes
CADASTRO DE MATERIAIS E SERVIÇOS
• Cadastro de Materiais e Serviços
O que é o Cadmat?
 
 
O que caracteriza um serviço?

Serviço é toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração Pública, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais - Lei 8.666/93.

 
 
 
• Catálogo de Materiais e Serviços
Como faço a consulta dos materiais e serviços?

Acesse www.bec.sp.gov.br, menu lateral esquerdo; na opção Catálogo terá Materiais e Serviços, com possibilidade de pesquisa por item ou grupo de materiais ou serviços.

 
 
Como faço a consulta por item de material?

Há 2 (duas) maneiras para fazer a consulta por Item de Material.

Acesse www.bec.sp.gov.br e no menu superior selecione CATMAT. Em seguida, digite o código do item no campo CÓDIGO DO ITEM ou digite o nome do produto no campo DESCRIÇÃO DO ITEM e clique em BUSCAR. Ao visualizar o resultado da busca, clique no código do item e verifique as informações gerais de seu descritivo.


ou


Acesse www.bec.sp.gov.br e no menu superior selecione CATMAT. Em seguida, clique em BUSCAS AVANÇADAS. Na próxima tela, selecione o Grupo de Material, a Classe de Material e o Material desejados (por exemplo, Grupo 75; Classe 7520; Material “papel sulfite de papelaria”). Em seguida, clique em BUSCAR. Ao visualizar o resultado da busca, selecione o item desejado, clique no código e verifique as informações gerais de seu descritivo.

 
 
Como faço a consulta por grupo de materiais?

Acesse www.bec.sp.gov.br e no menu superior selecione CATMAT. Em seguida, clique em BUSCAS AVANÇADAS. Na próxima tela, há uma opção para visualizar e selecionar os Grupos de Materiais. 

 
 
Como faço a consulta por item de serviço?

Há 2 (duas) maneiras para fazer a consulta por Item de Serviço.

Acesse www.bec.sp.gov.br e no menu superior selecione CATSER. Em seguida, digite o código do item no campo CÓDIGO DO ITEM ou digite o nome do serviço no campo DESCRIÇÃO DO ITEM e clique em BUSCAR. Ao visualizar o resultado da busca, selecione o item desejado, clique no código e verifique as informações gerais de seu descritivo.


ou



Acesse www.bec.sp.gov.br e no menu superior selecione CATSER. Em seguida, clique em BUSCAS AVANÇADAS. Na próxima tela, selecione o Grupo de Serviço, a Classe de Serviço e o Serviço desejados (por exemplo, Grupo 05; Classe 0501; Serviço 655 “serviço de manutenção em mobiliário de escritório”). Em seguida, clique em BUSCAR. Ao visualizar o resultado da busca, selecione o item desejado, clique no código e verifique as informações gerais de seu descritivo.


 
 
Como faço a consulta para obter o detalhamento de serviço terceirizado?

Acesse www.cadterc.sp.gov.br e consulte o volume desejado.

 
 
Como faço a consulta por grupo de serviços?

Acesse www.bec.sp.gov.br, menu lateral esquerdo; na opção Catálogo -> Serviços -> clique em Grupo de Serviços. Após selecionar o grupo desejado, a pesquisa poderá ser refinada por classe, serviço; e item com código e descrição. Clique no código do item e terá sua descrição.

 
 
Como faço a consulta do valor médio negociado e valor médio dos lances de um item de material?

Acesse www.bec.sp.gov.br, menu lateral esquerdo; na opção Catálogo -> Materiais -> clique em Consulta Itens,  no campo Descrição do Item preencha o nome do material e clique em pesquisar. Clique no código do item e terá sua descrição detalhada. Para itens negociados nos últimos seis meses, serão apresentados, por região do Estado, os valores médios negociados e valores médios dos lances.

 
 
Como faço a consulta do valor médio negociado, na minha região, de um item de material?

Acesse www.bec.sp.gov.br e no menu superior selecione CATMAT. Em seguida, digite o código do item no campo CÓDIGO DO ITEM ou digite o nome do produto no campo DESCRIÇÃO DO ITEM (por exemplo, CÓDIGO DO ITEM “2421798”) e clique em BUSCAR. Ao visualizar o resultado da busca, clique no código do item. Na página seguinte que mostra as informações gerais do descritivo do Item de Material, entre no menu superior REGIÕES. Na tela seguinte aparecerá o resultado dos preços de negociações, por região administrativa, efetuadas nos últimos 180 dias com o item consultado de acordo a Unidade de Fornecimento selecionada. Se não houver negociação, não aparecerão resultados.

 
 
Como faço a consulta sobre a unidade de fornecimento de um item de material ou serviço negociado no Sistema BEC/SP?

Acesse www.bec.sp.gov.br, menu lateral esquerdo; na opção Catálogo -> Materiais/Serviços -> clique em Consulta Itens, no campo Descrição do Item preencha o nome do material e clique em pesquisar. Clique no código do item, na tela de descrição do item constará a unidade de fornecimento detalhada.

 
 
Sou fornecedor, procurei um item no catálogo e não o encontrei. Posso solicitar sua inclusão?

Não, a inclusão de item no catálogo é de responsabilidade da Unidade Compradora do Estado.

 
 
Sou fornecedor, posso sugerir a melhoria da descrição de um item de material ou serviço?

Sim, acesse www.bec.sp.gov.br, menu lateral esquerdo, opção TIRE SUAS DÚVIDAS, FALE CONOSCO. No campo REFERENTE A, selecione a opção CADASTRO DE MATERIAIS – SUGESTÕES, preencha os dados solicitados e envie sua sugestão de melhoria da descrição do item, informando o código do item e sua Classe. Sua solicitação será encaminhada ao Gestor responsável pelo cadastro do item.

 
 
 
• Catálogo Socioambiental
O que é o Selo Socioambiental?

Criado em 2005 por meio do Decreto Estadual 50.170 de 04 de novembro, o Selo é uma marca de qualidade que atesta que os itens do Catálogo Socioambiental da Bolsa de Eletrônica de Compras seguem os critérios estabelecidos no Decreto.

 
 
Quais são os critérios socioambientais levados em consideração para atribuição do Selo?

Economia no consumo de água e energia; minimização na geração de resíduos; racionalização no uso de matérias-primas; redução na redução de poluentes; fomento a políticas sociais; valorização da transparência da gestão; adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente e utilização de produtos de baixa toxicidade e adoção de tecnologias com menor emissão de gases de efeito estufa em relação às tecnologias convencionais.

 
 
Qual a sistemática de inclusão de item no Catálogo Socioambiental?

A Secretaria do Meio Ambiente analisa e valida o item com base nos critérios socioambientais. Após aprovação, a Secretaria da Fazenda estampa o Selo no item e insere no Catálogo Socioambiental. Cabe à Secretaria de Gestão Pública a coordenação do Programa Estadual de Contratações Públicas Sustentáveis.

 
 
Como encontrar os itens identificados pelo Selo no site da BEC/SP?

Para conhecer o catálogo com esses produtos, acesse o site da BEC/SP www.bec.sp.gov.br e clique em Catálogo Socioambiental, no menu lateral esquerdo. É possível pesquisar pelo código ou descrição do item.

 
 
É possível a minha empresa ou produto obter o Selo Socioambiental?

Não, o Selo é atribuído pela Secretaria do Meio Ambiente somente às especificações técnicas dos itens do Catálogo de Materiais e Serviços que obedecem aos critérios socioambientais estabelecidos pelo Decreto 50.170, de 04 de novembro de 2005.

 
 
Qual a legislação que trata do assunto?

·   Decreto Estadual nº 50.170, de 04 de novembro de 2005 que institui o Selo Socioambiental. 

·   Decreto Estadual nº 53.047, de 02 de junho de 2008 que cria o Cadastro Estadual das Pessoas Jurídicas que comercializam, no no Estado de São Paulo, produtos e subprodutos de origem nativa da flora brasileira.

·   Decreto Estadual nº 53.336, de 20 de agosto de 2008 que institui o Programa Estadual de Contratações Públicas Sustentáveis.

·  Decreto Estadual nº 55.947, de 24 de junho de 2010, que regulamenta a Política Estadual de Mudanças Climáticas (Lei nº 13.798/09).

 
 
Como é tratada a questão da sustentabilidade no âmbito das compras e contratações públicas realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo?

Na Administração Pública Estadual, este conceito se baseia em critérios que consideram os aspectos sociais, econômicos e ambientais para as aquisições de bens, serviços e obras, visando à mudança nos padrões de consumo para a manutenção do equilíbrio ecológico.  A implantação do Programa de Contratações Públicas Sustentáveis veio garantir a política de sustentabilidade.

 
 
O que é o Programa Estadual de Contratações Públicas Sustentáveis?

É um trabalho conjunto entre as Secretarias de Gestão Pública, de Infraestrura e Meio Ambiente e da Fazenda e Planejamento, a fim de capacitar os membros das comissões internas de Contratações Públicas Sustentáveis – CPS para orientar as Unidades Compradoras envolvidas a dar preferência aos bens e serviços que obtiveram o Selo Socioambiental.

 
 
 
• ABNT
O que é a ABNT?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT é uma entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Para saber mais, acesse www.abnt.org.br

 
 
O que é Norma?

É um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados.

 
 
 
• Anvisa
O que é a Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde, responsável pela fiscalização e regulamentação de todos os aspectos sanitários do país. Sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias. Para saber mais, acesse www.anvisa.gov.br

 
 
 
• Café
O que é o Selo de Qualidade “Produto de São Paulo”?

Trata-se de um selo de garantia de qualidade do produto, com verificação do seu processamento e registros de origem, para oferecer ao consumidor um produto de qualidade diferenciada.

 
 
Como adquirir o Selo de Qualidade “Produto de São Paulo”?

Acesse www.codeagro.sp.gov.br/qualidade_sp/selo_sp.php, para obter todas as informações necessárias.

 
 
Sou fornecedor de café especial tipo superior ou gourmet; é obrigatório constar o Selo de Qualidade “Produto de São Paulo” na embalagem do produto?

Na ausência do selo, o produto deverá ter laudo de laboratório credenciado pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios - Codeagro.

 
 
 
• Inmetro
O que é o Inmetro?

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro - é uma autarquia federal que executa as políticas nacionais de metrologia e da qualidade. É sua missão fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços. Para saber mais, acesse www.inmetro.gov.br

 
 
É obrigatório constar a certificação do Inmetro nas embalagens e na descrição dos itens?

Somente quando a certificação for compulsória

 
 
Qual a diferença entre certificação compulsória e voluntária?

A certificação compulsória é regulamentada por lei ou portaria de um órgão regulamentador e prioriza as questões de segurança, saúde e meio ambiente. Assim, os produtos listados nas regulamentações apenas podem ser comercializados com a certificação. A certificação voluntária não possui qualquer regulamentação de órgão oficial, sendo a decisão exclusiva da empresa que fabrica o produto ou fornece o serviço com objetivo de garantir a conformidade de processos, produtos e serviços por meio de laudo realizado em alguns de seus componentes.


 
 
Como sei se o produto que recebi possui a certificação compulsória Inmetro?

Acesse www.bec.sp.gov.br, no menu lateral esquerdo clique em NORMAS E PADRÕES. Na próxima tela, clique em INMETRO e verifique a relação de produtos que possuem certificação compulsória.

 
 
 
• Madeira
O que é o Cadmadeira?

O Cadmadeira, da Secretaria do Meio Ambiente, é um cadastro das pessoas jurídicas que comercializam, no Estado de São Paulo, produtos e subprodutos florestais de origem nativa da flora brasileira, objetivando dar eficiência ao controle do Estado sobre a origem desses produtos comercializados no seu território e auxiliando na execução de política de compras sustentáveis. O cadastramento é voluntário. ara saber mais, acesse www.bec.sp.gov.br, no menu lateral esquerdo clique em NORMAS E PADRÕES. Na próxima tela, clique em MADEIRA LEGAL. 


 
 
O que é o Selo Madeira Legal?

É um selo concedido pela Secretaria do Meio Ambiente às pessoas jurídicas com sede ou filial no Estado de São Paulo, cadastradas no Cadmadeira, após a verificação in loco dos estoques das empresas realizada pelos técnicos da SMA e do Instituto Florestal – IF, com o objetivo de distinguir, perante os consumidores, aquelas que comercializam produtos e subprodutos florestais de forma responsável. Seu prazo de validade é de um ano, podendo ser renovado se cumprido todos os requisitos para sua obtenção inicial. ara saber mais, acesse www.bec.sp.gov.br, no menu lateral esquerdo clique em NORMAS E PADRÕES. Na próxima tela, clique em MADEIRA LEGAL. 


 
 
É obrigatório o cadastramento no Cadmadeira para comercializar madeira de origem nativa da flora brasileira com o Governo do Estado de São Paulo?

A partir de 1º de junho de 2009, todas as compras públicas da Administração Estadual Direta e Indireta, que envolvam a utilização destes produtos e subprodutos, deverão ser adquiridas de pessoas jurídicas com cadastros válidos no Cadmadeira. ara saber mais, acesse www.bec.sp.gov.br, no menu lateral esquerdo clique em NORMAS E PADRÕES. Na próxima tela, clique em MADEIRA LEGAL. 



 
 
 
• De interesse das Unidades Compradoras
Como acessar o CONTABILIZASP?
 
 
Como uma Unidade Compradora deve incluir um Item de Material no Cadastro de Materiais pelo CONTABILIZASP?

Acesse www.contabilizasp.fazenda.sp.gov.br. No menu superior, clique na opção LOGIN e selecione LOGIN SIAFISICO. No campo USUÁRIO digite o número do seu CPF; insira sua senha; escolha o ano; e clique em LOGAR. Em seguida, entrar no menu lateral esquerdo SIAFÍSICO. Selecionar MATERIAIS E SERVIÇOS, em seguida, selecionar ITENS DE MATERIAIS e clicar em PROPOSTAS. Na próxima tela digitar no campo RADICAIS (MATERIAL) o nome do material onde quer incluir a proposta (por exemplo, “LAPIS”), clicar em BUSCAR . Em seguida, vai aparecer uma lista de classes de material relacionadas à busca, selecionar a classe a qual pertence o produto que deseja cadastrar e clicar (por exemplo, no caso do “LAPIS”, selecionar a Classe 7505). Na próxima tela na parte inferior há um botão “+ CADASTRAR NOVA PROPOSTA ITEM DE MATERIAL”, clicar, preencher as características solicitadas e enviar a proposta de item de material. A proposta será analisada pelo gestor responsável.

 
 
Como uma Unidade Compradora deve incluir um item de material no Cadastro de Materiais e Serviços?
 
 
Como uma Unidade Compradora deve incluir um Serviço no Cadastro de Serviços pelo CONTABILIZASP?

Acesse www.contabilizasp.fazenda.sp.gov.br. No menu superior, clique na opção LOGIN e selecione LOGIN SIAFISICO. No campo USUÁRIO digite o número do seu CPF; insira sua senha; escolha o ano; e clique em LOGAR. Em seguida, entrar no menu lateral esquerdo SIAFÍSICO. Selecionar MATERIAIS E SERVIÇOS, em seguida, selecionar ITENS DE SERVIÇOS e clicar em PROPOSTAS. Na próxima tela digitar no campo RADICAIS (SERVIÇO) o nome do serviço onde quer incluir a proposta (por exemplo, “ELETRICA”), clicar em BUSCAR . Em seguida, vai aparecer uma lista de classes de serviços relacionadas à busca, selecionar a classe a qual pertence o serviço que deseja cadastrar e clicar (por exemplo, no caso de “ELETRICA”, selecionar a Classe 0531). Na próxima tela na parte inferior há um botão “+ CADASTRAR NOVA PROPOSTA ITEM DE SERVIÇO”, clicar, preencher as características solicitadas e enviar a proposta de item de serviço. A proposta será analisada pelo gestor responsável. 

 
 
Como uma Unidade Compradora deve solicitar a inclusão de um item de material ou serviço na BEC/SP?

Acesse www.bec.sp.gov.br. No menu lateral esquerdo, opção Tire suas dúvidas -> Fale Conosco, preencha os dados solicitados, selecione a opção Cadastro de Materiais – Solicitações ou Cadastro de Serviços – Solicitações. No campo assunto, preencha: Inclusão de item na BEC. Envie a mensagem informando o código da classe e dos itens a serem incluídos na BEC/SP. No caso de conter diferentes grupos de materiais, envie mensagens individualizadas.

 
 
Uma Unidade Compradora pode ALTERAR a unidade de fornecimento de um item de material/serviço constante na BEC/SP?

Não, a unidade de fornecimento não poderá ser alterada, tendo em vista que processos em andamento poderiam ser prejudicados.

 
 
Uma Unidade Compradora pode solicitar a INCLUSÃO de uma unidade de fornecimento na BEC/SP para um item de material?

Sim, acesse www.bec.sp.gov.br. No menu lateral esquerdo, opção Tire suas dúvidas -> Fale Conosco, preencha os dados solicitados, selecione a opção Cadastro de Materiais – Solicitações. No campo para a mensagem, informe o código do item, o nome do material e o código da unidade de fornecimento a ser incluída.

 
 
Quantas unidades de fornecimento podem ser incluídas em um item de material/serviço?

Um item de material/serviço pode apresentar até 28 unidades de fornecimento cadastradas e habilitadas para a BEC/SP, de acordo com as existentes no mercado.

 
 
Como uma Unidade Compradora solicita a inclusão da Natureza de Despesa – ND para a Secretaria da Fazenda?

Acesse www.bec.sp.gov.br. No menu lateral esquerdo, opção Tire suas dúvidas -> Fale Conosco, preencha os dados solicitados, selecione a opção Natureza Despesa e solicite a inclusão, informando o código do item e a classe.

 
 
Voltar ao Índice