Bem Vindo! Perguntas Frequentes
CADASTRO DE FORNECEDORES
• Cadastramento de Fornecedores no Caufesp
O que é o Caufesp?

O Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo - CAUFESP é um sistema eletrônico de informações, por meio do qual são inscritos e mantidos os registros dos interessados em licitar e contratar com órgãos da Administração Direta, Autarquias, Fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público Estadual, Empresas nas quais o Estado tenha participação majoritária, assim como com as demais entidades por ele controladas, direta ou indiretamente.

 
 
É necessário ser cadastrado no Sistema Caufesp para participar das negociações no Sistema BEC/SP?
Sim, o cadastramento é necessário para que o interessado, após a aprovação de seu cadastro, receba a senha de acesso para participar das negociações no Sistema BEC/SP.
 
 
Quem pode se cadastrar no Sistema Caufesp para participar das negociações no Sistema BEC/SP?
Fornecedores cuja atividade seja a Indústria e/ou Comércio ou a Indústria e/ou Comércio e Prestação de Serviços simultaneamente ou somente a Prestação de Serviços.
 
 
Como se cadastrar no Sistema Caufesp para participar das negociações no Sistema BEC/SP?

Acesse www.bec.sp.gov.br, no menu lateral esquerdo clique na opção CAUFESP, selecione o tipo de empresa, leia as Orientações para Cadastro/Atualização e siga os passos para cada etapa da solicitação:

·€Cadastramento de Usuário

·€Pré-cadastro do Fornecedor

·€Cadastramento do Fornecedor

 
 
O que é Unidade Cadastradora?

Unidade Cadastradora é o órgão responsável, escolhido pelo interessado, para validar o seu cadastro, permitindo a esse fornecedor vender bens ou ser contratado para prestar serviços para qualquer Unidade Compradora do Estado.

O fato de escolher uma determinada unidade como unidade cadastradora, não impede o fornecedor de participar de licitações para outras unidades compradoras.


 
 
Quais os tipos de registros que um interessado pode requerer?
São dois os tipos de registros, o Registro Cadastral – RC e o Registro Cadastral Simplificado – RCS. O interessado deverá fazer a opção no ato do pré-cadastro.
 
 
O que é o Registro Cadastral-RC?
O Registro Cadastral – RC é a inscrição aprovada no Caufesp, de fornecedor que tenha atendido a todas as exigências contidas no artigo 18 do Regulamento anexo ao Decreto nº 52.205 de 27 de setembro de 2007, em conformidade com os artigos 27 a 31 da Lei 8666 de 21 de junho de 1993. Em complementação a este decreto, foi editado o Decreto nº 55.884, de 01 de junho de 2010 e o Decreto nº 57.840, de 06 de março de 2012, que acrescentaram novos documentos para o cadastramento.
É o tipo de registro que possibilita ao fornecedor a participação em qualquer procedimento ou modalidade de aquisição de bens e serviços.

 
 
O que é o Registro Cadastral Simplificado-RCS?
O Registro Cadastral Simplificado – RCS é a inscrição aprovada no Caufesp, de fornecedor que tenha atendido a todas as exigências contidas no artigo 19 do Regulamento anexo ao Decreto nº 52.205 de 27 de setembro de 2007 em conformidade com os artigos 27 a 29 da Lei 8666 de 21 de junho de 1993. Em complementação a este decreto, foi editado o Decreto nº 55.884, de 01 de junho de 2010 e o Decreto nº 57.840, de 06 de março de 2012, que acrescentaram novos documentos para o cadastramento. 
É o tipo de registro que possibilita ao fornecedor a participação nas negociações eletrônicas Dispensa de Licitação, Convite e Pregão Eletrônico. No entanto, caso a empresa seja a vencedora em algum Pregão Eletrônico deverá apresentar, no ato do certame, outros documentos que não foram solicitados quando do cadastramento, caso essas exigências estejam contidas no edital de licitação.
 
 
Sou fornecedor de produtos médico-hospitalares, qual o tipo de registro devo obter?
Deverá solicitar, obrigatoriamente, o Registro Cadastral - RC para poder negociar medicamentos, correlatos, saneantes domissanitários e cosméticos, de uso médico, odontológico ou hospitalar.
 
 
Após o envio da solicitação de Cadastro Inicial, a empresa estará cadastrada e habilitada para as negociações eletrônicas?

Após o envio da solicitação de Cadastro Inicial e da documentação respectiva, a empresa deverá aguardar o período de análise. Com o resultado positivo da análise, os dados cadastrais da empresa serão validados no Caufesp e a empresa estará habilitada para operar no Sistema BEC/SP. A senha para negociações será enviada, automaticamente, para o e-mail indicado pela empresa na página Endereço. Se na análise for identificada alguma irregularidade, o interessado será notificado por e-mail ou por telefone para saná-la.

 
 
Qual o prazo para análise, aprovação e validação do cadastro no Sistema BEC/SP?

O prazo para análise, aprovação e validação da solicitação poderá ser de até:

 

·       05 dias úteis para o tipo de Registro Cadastral Simplificado – RCS,  a partir do envio do cadastro para análise. 

·       20 dias úteis para o tipo de Registro Cadastral – RC, a partir do envio do cadastro para análise. 


Em ambos os casos, é necessário que o fornecedor atualize todos os dados necessários com os respectivos documentos anexados.


 
 
Preciso possuir conta bancária ativa no agente financeiro do Estado para requerer o cadastramento?
Não é necessária a indicação do domicílio bancário, entretanto, a realização de pagamentos aos fornecedores do Estado está vinculada à abertura de conta-corrente no agente financeiro do Estado.
 
 
O cadastro tem custo para o fornecedor?

Não há custo algum. O Cadastro é gratuito, assim como suas atualizações e renovações. 


 
 
 
• Atualização Cadastral
Como atualizar os dados cadastrais no Sistema BEC/SP?

Para proceder à atualização da documentação e dos dados cadastrais da empresa, o responsável pelo cadastro deverá acessar o site e ir na opção CAUFESP/Atualização Cadastral. Depois, na tela do login, digitar o CPF do responsável (um dos sócios/credenciado ou de outro responsável/credenciado), e a senha de CADASTRO desse responsável (senha do próprio usuário). 

Caso tenha esquecido a senha de cadastro, na tela do login, após digitar o seu CPF, basta clicar na expressão "Esqueceu sua Senha?", validar o e-mail para que o sistema envie uma nova senha de cadastro para esse responsável, no e-mail cadastrado. 

De posse novamente da senha de CADASTRO, acessar o site pelo mesmo caminho informado acima, fazer o login com usuário e senha (digitar a senha igual foi enviada por e-mail).

Após feito o login, clicar em Fornecedores/Fornecedores cadastrados (canto superior da tela) e proceder às atualizações, clicando na página onde os dados necessitam de atualizações. Após atualizar e anexar tudo o que for necessário, clique no botão ‘enviar para análise’. Caso esse botão não esteja disponibilizado, verifique se todos os documentos foram devidamente anexados. Verifique também a situação do cadastro (canto superior da tela), pois se o mesmo estiver constando como ‘documentos anexados’, todas suas alterações foram salvas, mesmo que não consiga enviar para análise.

 
 
 
• Atualização Cadastral – Alteração de e-mail
Como trocar o e-mail do usuário cadastrado/responsável pela Empresa no Caufesp?

Para trocar o e-mail do usuário cadastrado/responsável pela empresa, o responsável pelo cadastro deverá:

 

·   Acessar www.bec.sp.gov.br.

 

·  No menu lateral esquerdo, opção Cadastre sua Empresa, clicar em Atualização Cadastral, ler as  Orientações para Cadastro/Atualização e assinalar a declaração respectiva.

 

·   Na tela Login Caufesp, digitar o CPF do responsável/credenciado para o qual deseja trocar o e-mail e a respectiva senha de  cadastro. Clicar em Validar.

 

·  Clicar na aba Usuário->Visualizar/Alterar Cadastro, efetuar a alteração necessária e clicar em Salvar para efetivar a alteração.

 

 
 
Como trocar o e-mail do usuário cadastrado/responsável pela Empresa no Caufesp caso desconheça a senha de cadastro?


Para alterar o e-mail de usuário, acesse o site da BEC www.bec.sp.gov.br , no canto esquerdo da página clique na opção Tire suas dúvidas/Fale conosco. Selecione a opção Cadastro de Fornecedores - solicitações.

No ‘assunto’, coloque: Alteração de e-mail do usuário.

No texto da mensagem, colocar:

1) CPF do usuário

2) Nome completo do usuário

3) Antigo e-mail 

4) Novo e-mail. 

5) Se esse CPF estiver vinculado à alguma empresa, colocar o CNPJ e razão social.

Importante: ANEXAR um documento com foto e CPF.





 
 
Como trocar o e-mail comercial da empresa, para recebimento da senha de negociações eletrônicas?

Para alterar o e-mail vinculado ao CNPJ (e-mail comercial, para acessar as negociações eletrônicas), acesse o cadastro da empresa e altere no campo 'ENDEREÇO'.

Depois, solicite a validação dessa alteração junto à sua unidade cadastradora.

Caso o (a) senhor (a) não saiba como efetuar essa alteração, leia abaixo:

Acesse o site da BEC, www.bec.sp.gov.br,, vá ao menu esquerdo e clique em CAUFESP/Atualização Cadastral; na tela do login, digite o CPF e senha de um dos usuários cadastrados (sócio e/ou usuário responsável pelo cadastro). 

Caso esse usuário não possua a senha de CADASTRO, digite o CPF e clique na expressão "Esqueceu sua senha?", para que seja enviada uma nova senha para o e-mail desse usuário.

Após receber a senha, acesse o site e faça o login (conforme informado acima).

Em seguida, clique na opção Fornecedores/Fornecedores Cadastrados, entre na página Endereço e faça a atualização do e-mail comercial. Grave a página e acione o botão "Enviar para análise" para que a solicitação seja recebida pela sua Unidade Cadastradora. Caso o botão não seja disponibilizado, verifique a situação, pois pode já estar com a situação “Documentos Anexados”.

Sugerimos que entre em contato com a sua Unidade Cadastradora para que efetue a validação da atualização realizada.

Após validada, vá ao site da BEC (www.bec.sp.gov.br), clique no canto direito em ‘Negociações Eletrônicas’, digite o CNPJ, selecione, após ler, a opção ‘Declaro, sob as penas da lei…’’ e depois clique em ‘Esqueceu sua senha? ‘Clique Aqui!’ . A senha será enviada para o e-mail cadastrado no campo endereço.

 
 
 
• Atualização Cadastral-Classes de Mat. e/ou Serv.
Como conhecer os grupos e as classes de materiais e/ou serviços para atualizar minha linha de fornecimento?

Para conhecer os grupos de materiais e serviços na BEC/SP e suas respectivas classes, siga os seguintes passos:

·   Acesse www.bec.sp.gov.br.

·   No menu lateral esquerdo, opção Catálogo, clique em Grupo de Materiais ou Grupo de Serviços.

·   Selecione o Grupo de Materiais ou de Serviços desejado.

·   Selecione a Classe clicando sobre ela.

·  Selecione o Material ou o Serviço desejado.

·  A relação de itens referentes ao material ou serviço pesquisado é apresentada com o seu código e descrição.

·  Clicando sobre o código do item é possível acessar a descrição detalhada do item.

 
 
Como atualizar meu cadastro incluindo classes de materiais e /ou serviços em minha linha de fornecimento?

Para incluir Classes de Materiais ou Serviços na linha de fornecimento, siga os seguintes passos:

• Para incluir classes de materiais ou serviços na linha de fornecimento da empresa, clique na aba CAUFESP->Atualização Cadastral, leia as Orientações para Cadastro/Atualização e assinale a declaração respectiva;

• Na tela Login CAUFESP, digite o CPF de um dos sócios e a senha de cadastro. Clique em Validar; na tela seguinte clicar em Fornecedores/Fornecedores cadastrados;

• Clique em Linha de Fornecimento e a seguir em Adicionar;

• Selecione o Grupo e a Classe que deseja incluir. Grave essa página e clique em Enviar para análise. Se o botão não ficar disponibilizado é porque o cadastro já havia sido enviado para análise (situação: documentos anexados) ou porque faltam dados a serem preenchidos em outras páginas. Selecione cada uma das demais páginas, verifique, corrija ou atualize os dados se for necessário, gravando a página. Feito isso, o botão Enviar para análise deverá estar disponibilizado;

• Depois, a Unidade Cadastradora irá analisar essas classes adicionadas e, em caso positivo, validará.

 
 
 
• Senha do Fornecedor – Como Recuperá-la
Esqueci a senha de acesso ao meu cadastro no Sistema BEC/SP, como posso obtê-la/recuperá-la novamente?

• Acesse www.bec.sp.gov.br;

• Clique na aba CAUFESP->Cadastro de Novo Fornecedor ou Atualização Cadastral 

•  Na tela do login, digitar o CPF do responsável e clicar na expressão "Esqueceu sua senha?”. A senha será enviada para o e-mail cadastrado no CPF. 


 
 
Esqueci a minha senha de acesso às negociações no Sistema BEC/SP, como posso obtê-la/recuperá-la novamente?

Acesse www.bec.sp.gov.br;

• Clique na aba Login->Negociações Eletrônicas;

• Na tela Negociações, digite o CNPJ e clique em Esqueceu sua senha? Clique aqui!

• Ela será enviada, automaticamente, para o e-mail da Empresa já cadastrado. (No campo Endereço).


 
 
Já fiz os procedimentos para recuperar minha senha, mesmo assim não consegui obtê-la novamente. O que devo fazer?

• Libere o logotipo do Sistema BEC com seu provedor. 
• Sua caixa postal pode estar cheia, libere espaço periodicamente.


Verifique, também, a caixa de SPAM de seu e-mail.


 
 
 
• ME, EPP e Cooperativa - Direito de Preferência
Como Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e/ou Cooperativa, tenho o direito de preferência de contratação com o Estado?

Sim, é assegurado às ME e EPP e Cooperativas, como critério de desempate, preferência de contratação desde que o interessado, no ato da solicitação de cadastro, informe o respectivo enquadramento.

 
 
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