Bem Vindo! Perguntas Frequentes |
CADASTRO DE FORNECEDORES
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• Cadastramento de Fornecedores no Caufesp
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O que é o Caufesp?
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O Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo - CAUFESP é um sistema eletrônico de informações, por meio do qual são inscritos e mantidos os registros dos interessados em licitar e contratar com órgãos da Administração Direta, Autarquias, Fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público Estadual, Empresas nas quais o Estado tenha participação majoritária, assim como com as demais entidades por ele controladas, direta ou indiretamente. |
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É necessário ser cadastrado no Sistema Caufesp para participar das negociações no Sistema BEC/SP?
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Sim, o cadastramento é necessário para que o interessado, após a aprovação de seu cadastro, receba a senha de acesso para participar das negociações no Sistema BEC/SP.
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Quem pode se cadastrar no Sistema Caufesp para participar das negociações no Sistema BEC/SP?
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Fornecedores cuja atividade seja a Indústria e/ou Comércio ou a Indústria e/ou Comércio e Prestação de Serviços simultaneamente ou somente a Prestação de Serviços.
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Como se cadastrar no Sistema Caufesp para participar das negociações no Sistema BEC/SP?
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Acesse www.bec.sp.gov.br, no menu lateral esquerdo clique na opção CAUFESP, selecione o tipo de empresa, leia as Orientações para Cadastro/Atualização e siga os passos para cada etapa da solicitação: ·€Cadastramento de Usuário ·€Pré-cadastro do Fornecedor ·€Cadastramento do Fornecedor
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O que é Unidade Cadastradora?
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Unidade Cadastradora é o órgão responsável, escolhido pelo interessado, para validar o seu cadastro, permitindo a esse fornecedor vender bens ou ser contratado para prestar serviços para qualquer Unidade Compradora do Estado. O fato de escolher uma determinada unidade como unidade cadastradora, não impede o fornecedor de participar de licitações para outras unidades compradoras.
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Quais os tipos de registros que um interessado pode requerer?
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São dois os tipos de registros, o Registro Cadastral – RC e o Registro Cadastral Simplificado – RCS. O interessado deverá fazer a opção no ato do pré-cadastro.
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O que é o Registro Cadastral-RC?
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O Registro Cadastral – RC é a inscrição aprovada no Caufesp, de fornecedor que tenha atendido a todas as exigências contidas no artigo 18 do Regulamento anexo ao Decreto nº 52.205 de 27 de setembro de 2007, em conformidade com os artigos 27 a 31 da Lei 8666 de 21 de junho de 1993. Em complementação a este decreto, foi editado o Decreto nº 55.884, de 01 de junho de 2010 e o Decreto nº 57.840, de 06 de março de 2012, que acrescentaram novos documentos para o cadastramento.
É o tipo de registro que possibilita ao fornecedor a participação em qualquer procedimento ou modalidade de aquisição de bens e serviços.
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O que é o Registro Cadastral Simplificado-RCS?
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O Registro Cadastral Simplificado – RCS é a inscrição aprovada no Caufesp, de fornecedor que tenha atendido a todas as exigências contidas no artigo 19 do Regulamento anexo ao Decreto nº 52.205 de 27 de setembro de 2007 em conformidade com os artigos 27 a 29 da Lei 8666 de 21 de junho de 1993. Em complementação a este decreto, foi editado o Decreto nº 55.884, de 01 de junho de 2010 e o Decreto nº 57.840, de 06 de março de 2012, que acrescentaram novos documentos para o cadastramento.
É o tipo de registro que possibilita ao fornecedor a participação nas negociações eletrônicas Dispensa de Licitação, Convite e Pregão Eletrônico. No entanto, caso a empresa seja a vencedora em algum Pregão Eletrônico deverá apresentar, no ato do certame, outros documentos que não foram solicitados quando do cadastramento, caso essas exigências estejam contidas no edital de licitação.
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Sou fornecedor de produtos médico-hospitalares, qual o tipo de registro devo obter?
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Deverá solicitar, obrigatoriamente, o Registro Cadastral - RC para poder negociar medicamentos, correlatos, saneantes domissanitários e cosméticos, de uso médico, odontológico ou hospitalar.
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Após o envio da solicitação de Cadastro Inicial, a empresa estará cadastrada e habilitada para as negociações eletrônicas?
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Após o envio da solicitação de Cadastro Inicial e da documentação respectiva, a empresa deverá aguardar o período de análise. Com o resultado positivo da análise, os dados cadastrais da empresa serão validados no Caufesp e a empresa estará habilitada para operar no Sistema BEC/SP. A senha para negociações será enviada, automaticamente, para o e-mail indicado pela empresa na página Endereço. Se na análise for identificada alguma irregularidade, o interessado será notificado por e-mail ou por telefone para saná-la.
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Qual o prazo para análise, aprovação e validação do cadastro no Sistema BEC/SP?
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O prazo para análise, aprovação e validação da solicitação poderá ser de até: · 05 dias úteis para o tipo de Registro Cadastral Simplificado – RCS, a partir do envio do cadastro para análise. · 20 dias úteis para o tipo de Registro Cadastral – RC, a partir do envio do cadastro para análise.
Em ambos os casos, é necessário que o fornecedor atualize todos os dados necessários com os respectivos documentos anexados.
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Preciso possuir conta bancária ativa no agente financeiro do Estado para requerer o cadastramento?
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Não é necessária a indicação do domicílio bancário, entretanto, a realização de pagamentos aos fornecedores do Estado está vinculada à abertura de conta-corrente no agente financeiro do Estado.
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O cadastro tem custo para o fornecedor?
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Não há custo algum. O Cadastro é gratuito, assim como suas atualizações e renovações.
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• Atualização Cadastral
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Como atualizar os dados cadastrais no Sistema BEC/SP?
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Para proceder à atualização da documentação e dos dados cadastrais da empresa, o responsável pelo cadastro deverá acessar o site e ir na opção CAUFESP/Atualização Cadastral. Depois, na tela do login, digitar o CPF do responsável (um dos sócios/credenciado ou de outro responsável/credenciado), e a senha de CADASTRO desse responsável (senha do próprio usuário).
Caso tenha esquecido a senha de cadastro, na tela do login, após digitar o seu CPF, basta clicar na expressão "Esqueceu sua Senha?", validar o e-mail para que o sistema envie uma nova senha de cadastro para esse responsável, no e-mail cadastrado. De posse novamente da senha de CADASTRO, acessar o site pelo mesmo caminho informado acima, fazer o login com usuário e senha (digitar a senha igual foi enviada por e-mail). Após feito o login, clicar em Fornecedores/Fornecedores cadastrados (canto superior da tela) e proceder às atualizações, clicando na página onde os dados necessitam de atualizações. Após atualizar e anexar tudo o que for necessário, clique no botão ‘enviar para análise’. Caso esse botão não esteja disponibilizado, verifique se todos os documentos foram devidamente anexados. Verifique também a situação do cadastro (canto superior da tela), pois se o mesmo estiver constando como ‘documentos anexados’, todas suas alterações foram salvas, mesmo que não consiga enviar para análise.
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• Atualização Cadastral – Alteração de e-mail
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Como trocar o e-mail do usuário cadastrado/responsável pela Empresa no Caufesp?
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Para trocar o e-mail do usuário cadastrado/responsável pela empresa, o responsável pelo cadastro deverá:
· Acessar www.bec.sp.gov.br.
· No menu lateral esquerdo, opção Cadastre sua Empresa, clicar em Atualização Cadastral, ler as Orientações para Cadastro/Atualização e assinalar a declaração respectiva.
· Na tela Login Caufesp, digitar o CPF do responsável/credenciado para o qual deseja trocar o e-mail e a respectiva senha de cadastro. Clicar em Validar.
· Clicar na aba Usuário->Visualizar/Alterar Cadastro, efetuar a alteração necessária e clicar em Salvar para efetivar a alteração.
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Como trocar o e-mail do usuário cadastrado/responsável pela Empresa no Caufesp caso desconheça a senha de cadastro?
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Para alterar o e-mail de usuário, acesse o site da BEC www.bec.sp.gov.br , no canto esquerdo da página clique na opção Tire suas dúvidas/Fale conosco. Selecione a opção Cadastro de Fornecedores - solicitações. No ‘assunto’, coloque: Alteração de e-mail do usuário. No texto da mensagem, colocar: 1) CPF do usuário 2) Nome completo do usuário 3) Antigo e-mail 4) Novo e-mail. 5) Se esse CPF estiver vinculado à alguma empresa, colocar o CNPJ e razão social. Importante: ANEXAR um documento com foto e CPF. |
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Como trocar o e-mail comercial da empresa, para recebimento da senha de negociações eletrônicas?
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Para alterar o e-mail vinculado ao CNPJ (e-mail comercial, para acessar as negociações eletrônicas), acesse o cadastro da empresa e altere no campo 'ENDEREÇO'. Depois, solicite a validação dessa alteração junto à sua unidade cadastradora. Caso o (a) senhor (a) não saiba como efetuar essa alteração, leia abaixo: Acesse o site da BEC, www.bec.sp.gov.br,, vá ao menu esquerdo e clique em CAUFESP/Atualização Cadastral; na tela do login, digite o CPF e senha de um dos usuários cadastrados (sócio e/ou usuário responsável pelo cadastro). Caso esse usuário não possua a senha de CADASTRO, digite o CPF e clique na expressão "Esqueceu sua senha?", para que seja enviada uma nova senha para o e-mail desse usuário. Após receber a senha, acesse o site e faça o login (conforme informado acima). Em seguida, clique na opção Fornecedores/Fornecedores Cadastrados, entre na página Endereço e faça a atualização do e-mail comercial. Grave a página e acione o botão "Enviar para análise" para que a solicitação seja recebida pela sua Unidade Cadastradora. Caso o botão não seja disponibilizado, verifique a situação, pois pode já estar com a situação “Documentos Anexados”. Sugerimos que entre em contato com a sua Unidade Cadastradora para que efetue a validação da atualização realizada. Após validada, vá ao site da BEC (www.bec.sp.gov.br), clique no canto direito em ‘Negociações Eletrônicas’, digite o CNPJ, selecione, após ler, a opção ‘Declaro, sob as penas da lei…’’ e depois clique em ‘Esqueceu sua senha? ‘Clique Aqui!’ . A senha será enviada para o e-mail cadastrado no campo endereço.
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• Atualização Cadastral-Classes de Mat. e/ou Serv.
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Como conhecer os grupos e as classes de materiais e/ou serviços para atualizar minha linha de fornecimento?
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Para conhecer os grupos de materiais e serviços na BEC/SP e suas respectivas classes, siga os seguintes passos:
· Acesse www.bec.sp.gov.br.
· No menu lateral esquerdo, opção Catálogo, clique em Grupo de Materiais ou Grupo de Serviços.
· Selecione o Grupo de Materiais ou de Serviços desejado.
· Selecione a Classe clicando sobre ela.
· Selecione o Material ou o Serviço desejado.
· A relação de itens referentes ao material ou serviço pesquisado é apresentada com o seu código e descrição.
· Clicando sobre o código do item é possível acessar a descrição detalhada do item.
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Como atualizar meu cadastro incluindo classes de materiais e /ou serviços em minha linha de fornecimento?
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Para incluir Classes de Materiais ou Serviços na linha de fornecimento, siga os seguintes passos: • Para incluir classes de materiais ou serviços na linha de fornecimento da empresa, clique na aba CAUFESP->Atualização Cadastral, leia as Orientações para Cadastro/Atualização e assinale a declaração respectiva;
• Na tela Login CAUFESP, digite o CPF de um dos sócios e a senha de cadastro. Clique em Validar; na tela seguinte clicar em Fornecedores/Fornecedores cadastrados; • Clique em Linha de Fornecimento e a seguir em Adicionar; • Selecione o Grupo e a Classe que deseja incluir. Grave essa página e clique em Enviar para análise. Se o botão não ficar disponibilizado é porque o cadastro já havia sido enviado para análise (situação: documentos anexados) ou porque faltam dados a serem preenchidos em outras páginas. Selecione cada uma das demais páginas, verifique, corrija ou atualize os dados se for necessário, gravando a página. Feito isso, o botão Enviar para análise deverá estar disponibilizado; • Depois, a Unidade Cadastradora irá analisar essas classes adicionadas e, em caso positivo, validará.
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• Senha do Fornecedor – Como Recuperá-la
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Esqueci a senha de acesso ao meu cadastro no Sistema BEC/SP, como posso obtê-la/recuperá-la novamente?
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• Acesse www.bec.sp.gov.br; • Clique na aba CAUFESP->Cadastro de Novo Fornecedor ou Atualização Cadastral • Na tela do login, digitar o CPF do responsável e clicar na expressão "Esqueceu sua senha?”. A senha será enviada para o e-mail cadastrado no CPF.
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Esqueci a minha senha de acesso às negociações no Sistema BEC/SP, como posso obtê-la/recuperá-la novamente?
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Acesse www.bec.sp.gov.br; • Clique na aba Login->Negociações Eletrônicas; • Na tela Negociações, digite o CNPJ e clique em Esqueceu sua senha? Clique aqui! • Ela será enviada, automaticamente, para o e-mail da Empresa já cadastrado. (No campo Endereço).
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Já fiz os procedimentos para recuperar minha senha, mesmo assim não consegui obtê-la novamente. O que devo fazer?
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• Libere o logotipo do Sistema BEC com seu provedor. • Sua caixa postal pode estar cheia, libere espaço periodicamente.
Verifique, também, a caixa de SPAM de seu e-mail.
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• ME, EPP e Cooperativa - Direito de Preferência
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Como Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e/ou Cooperativa, tenho o direito de preferência de contratação com o Estado?
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Sim, é assegurado às ME e EPP e Cooperativas, como critério de desempate, preferência de contratação desde que o interessado, no ato da solicitação de cadastro, informe o respectivo enquadramento.
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