Bem Vindo! Perguntas Frequentes |
SIAFÍSICO/CONTABILIZA
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SIAFÍSICO/CONTABILIZA
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O QUE É CONTABILIZASP?
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O Contabilizasp é um novo portal que reúne, em um único ambiente, os sistemas ligados à execução orçamentária, financeira e contábil do Governo Estadual e das Entidades e dos Municípios Paulistas conveniados. Possibilitando grande ganho de produtividade, agilizando os procedimentos eletrônicos para as aquisições de bens e serviços.
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1-) Como acessar o sistema ContabilizaSP?
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a) para Administração Estadual R: Para acessar o Portal ContabilizaSP, para
Administração Estadual, é necessário que você inicie o navegador disponível,
digitando o seguinte endereço: www.contabilizasp.fazenda.sp.gov.br. LOGIN / LOGIN SIAFEM SIAFISICO
Nos
campos usuário e senha, digite o número de seu CPF e a senha de acesso.
Selecione o ano de referência e clique no botão “ENTRAR”.
b) para as Entidades e os Municípios Paulistas conveniados R: Para acessar o Portal ContabilizaSP, para as Entidades e os Municípios Paulistas conveniados, é necessário que você inicie o navegador disponível, digitando o seguinte endereço: www.contabilizasp.fazenda.sp.gov.br / clique no botão LOGIN / Login Entidades Conveniadas Nos campos usuário e senha, digite o número de seu CPF e a senha de acesso. Selecione o ano de referência.
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2-) Como incluir uma Requisição no sistema ContabilizaSP?
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a) para Administração Estadual R: Após acessar o sistema contabiliza, no menu à esquerda, clique em “Compras Eletrônicas”, em seguida em Requisições, que podem ser dos tipos: Requisição Comum/Personalizada e Requisição de Registro de Preços, conforme seu perfil de acesso. Para emissão da Requisição de Compras o sistema disponibiliza para as negociações eletrônicas 3 procedimentos/modalidades licitatórias: Dispensa de Licitação, Convite e Pregão Eletrônico/Registro de Preço, sendo que cada um deles possui suas características próprias. Preencha todos os campos solicitados como de acordo com o seu perfil de acesso. Insira o 1º item e clique no botão “incluir requisição”. Caso queira incluir mais itens na requisição, clique no ícone ( + ) e repita os procedimentos anteriores.
b) para as Entidades e os Municípios Paulistas conveniados R: Para emissão da Requisição de Compras o sistema disponibiliza para as negociações eletrônicas, procedimentos/modalidades licitatórias: Dispensa de Licitação e Pregão Eletrônico/Registro de Preço, sendo que cada um deles possui suas características próprias. Após acessar o sistema contabiliza, no menu à esquerda, clique em “Compras Eletrônicas”, em seguida em Requisições, que podem ser dos tipos: Requisição Personalizada e Registro de Preços. Preencha todos os campos solicitados como de acordo com o seu perfil de acesso. Caso queira incluir mais itens na requisição, clique no ícone ( + ) e repita os procedimentos anteriores.
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3-) Como consultar uma Requisição de Compra – RQ?
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a) para Administração Estadual R: Para consultar uma Requisição de Compras, após acessar o sistema ContabilizaSP, no menu à esquerda, clique em compras eletrônicas e, em seguida, requisições. O sistema apresentará uma tela com todas as requisições já incluídas e, para detalhar os dados, clique em cima de uma das suas requisições.
b) para as Entidades e os Municípios Paulistas conveniados R: Para consultar uma Requisição de Compras, após acessar o sistema ContabilizaSP, no menu à esquerda, clique em requisições. O sistema apresentará uma tela com todas as requisições já incluídas e, para detalhar os dados, clique em cima de uma das suas requisições.
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4-) Como incluir uma OC no sistema Contabilizasp?
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a) para Administração Estadual R: Após a inclusão de todos os itens da requisição, o sistema Contabilizasp disponibiliza a opção para a inclusão de OC (Oferta de Compra) e, ao clicar nessa opção, ocorrerá a geração do documento para negociação. É necessário preencher todos os campos. O sistema apresentará a nova OC criada e seu respectivo número e seu status aparecerá como: “Descrita e Ativa”.
b) para as Entidades e os Municípios Paulistas conveniados R: Após a inclusão de todos os itens da requisição, o sistema ContabilizaSP disponibiliza a opção para a inclusão de OC (Oferta de Compra) e, ao clicar nessa opção, ocorrerá a geração do documento para negociação. É necessário preencher todos os campos no documento. Após todos os dados incluídos, clicar no botão “incluir”. O sistema apresentará a nova OC criada e seu respectivo número e seu status aparecerá como: “Descrita e Ativa”.
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5-) Como consultar uma Oferta de Compra – OC?
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a) para Administração Estadual R: Para consultar uma Oferta de Compras, após acessar o sistema ContabilizaSP, no menu à esquerda, clique em consultas e, em seguida, oferta de compras. O sistema apresentará uma tela com todas as OC elaboradas. Para detalhar os dados, clique em cima de uma das suas Ofertas de Compras.
b) para as Entidades e os Municípios Paulistas conveniados R: Para consultar uma Oferta de Compras, após acessar o sistema ContabilizaSP, no menu à esquerda, clique em Oferta de Compras. O sistema apresentará uma tela com todas as OC elaboradas. Para detalhar os dados, clique em cima de uma das suas Ofertas de Compras.
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6-) Como alterar uma OC?
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Para Administração Estadual R: Após a geração de uma OC não é possível realizar quaisquer alterações. É necessário excluir este documento, alterar a Requisição e gerar uma nova OC.
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7-) Como liberar uma OC para negociação na BEC?
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a) para Administração Estadual R:
Ao consultar uma OC no sistema, cujo status é “descrita e ativa”, logo abaixo
aparecerá a opção: “Liberar Oferta de Compra para Negociação”. Ao clicar nesse
botão, o sistema exibirá uma tela de confirmação: “Deseja Liberar a Oferta de
Compra para Negociação?”. Clicar em “sim”. Aguardar
o envio para o sistema BEC e atualização do status “enviada a BEC, ativa”, no
sistema Contabilizasp.
OBS: Para as empresas de Economia Mista não dependentes e
Universidades, após a negociação no sistema BEC, cabe a elas o procedimento de
emissão de documentos.
b) para as Entidades e os Municípios Paulistas conveniados R:
Ao consultar uma OC no sistema, cujo status é “descrita e ativa”, logo abaixo
aparecerá a opção: “Liberar Oferta de Compra para Negociação”. Ao clicar nesse
botão, o sistema exibirá uma tela de confirmação: “Deseja Liberar a Oferta de
Compra para Negociação?”. Clicar em “sim”. Aguardar
o envio para o sistema BEC e atualização do status “enviada a BEC, ativa”, no
sistema Contabilizasp.
Após
a negociação, no sistema BEC, a OC voltará ao site do ContabilizaSP com o
status de “Apregoada, Ativa”, com o CNPJ e o valor negociado para a execução
dos documentos que se fizerem necessários para cada unidade compradora.
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8-) Como homologar uma OC no sistema Contabilizasp?
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Para Administração Estadual R: Essas opções serão atribuídas apenas para a Administração Direta, Fundacional e Autárquica. Após a negociação, a OC retornará ao site do ContabilizaSP com o status de “Apregoada, Ativa”, com o CNPJ ganhador e o valor negociado. Ao acessar o sistema Contabilizasp, no menu à esquerda, clique em “Compras Eletrônicas”, em seguida “Homologação”. O sistema apresentará a relação de OCs e seus fornecedores ganhadores para que sejam realizados a CT/NE. O sistema permite que seja feita ou não a homologação. Em caso negativo é necessário efetuar uma justificativa. Após homologação dos fornecedores, o sistema solicitará uma confirmação: “Confirma a execução? - sim ou não”. Posteriormente a essa confirmação, o sistema apresentará uma tela confirmando que a OC foi homologada, gerando um número de CT para cada fornecedor ganhador constante desse documento.
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9-) Como contabilizar a CT no sistema Contabilizasp ?
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Para Administração Estadual R: Após a homologação da OC, são geradas CTs, que precisam ser contabilizadas para a execução dos empenhos. Ao acessar o sistema Contabilizasp, no menu à esquerda, clique em “contabilização” e, novamente, em “contabilização”, assim o sistema apresentará a lista das CTs a serem empenhadas. Selecione o CNPJ e clique no botão “Executar”. Confirme a execução clicando no botão “sim”. O sistema apresentará as CTs já com o número dos empenhos.
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10-) Como cancelar uma OC no sistema Contabilizasp?
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Para Administração Estadual R:
O cancelamento de uma OC pode ser nos seguintes moldes: A-)
Cancelamento de itens não negociados em uma OC: No menu à esquerda, clique em
COMPRAS ELETRÔNICAS / HOMOLOGAÇÃO / CANCELA ITENS NAO NEGOCIADOS; B-)
Credor Inativo: Esta opção é utilizada no caso de o credor não possuir conta
corrente no Banco Oficial do Estado de São Paulo, não possuir cadastro no
SIAFEM ou por apresentar valores inexequíveis, onde a Unidade Compradora deve
solicitar por meio do Fale Conosco o cancelamento desta OC, informando o CNPJ,
UGE e a justificativa. OBS: Caso o fornecedor tenha a conta corrente no Banco Oficial do
Estado de São Paulo e informar à Unidade Compradora, esta deve cadastrar essas
informações no Siafem. C-)
Cancelamento de uma OC Liberada para negociação: Após a liberação da OC para
negociação e antes de seu status mudar para “enviada à BEC”, a Unidade
Compradora pode cancelar esta OC caso tenha percebido algum erro. No menu à
esquerda, clique em COMPRAS ELETRÔNICAS / HOMOLOGAÇÃO / CANCELA OFERTA DE
COMPRA; OBS: Caso o status da OC tenha mudado para “Enviada à BEC”, a
Unidade deve solicitar à administração do site, por meio do Fale Conosco, o seu
cancelamento.
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