Quem_Somos

Quem Somos

O ambiente eletrônico de compras públicas do Estado de São Paulo

A Bolsa Eletrônica de Compras – BEC/SP é um ambiente eletrônico de negociações para aquisição de bens e serviços da Administração Pública Direta e Indireta do Governo do Estado de São Paulo, das Entidades e dos Municípios Paulistas conveniados. Seu objetivo é selecionar a proposta mais vantajosa, economizando o dinheiro público e atendendo à legislação de compras governamentais.

Icone grupo quem somos

Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo

A BEC - Bolsa Eletrônica de Compras - estabelece e melhora continuamente o seu Sistema de Gestão da Qualidade visando prover os meios adequados à otimização do gasto público e à garantia do cumprimento da legislação vigente.

Negociações

As negociações podem acontecer nas formas de Pregão Eletrônico, Convite ou Dispensa de Licitação. Orientadas para a economia, competitividade, transparência, confiabilidade e agilidade, as negociações têm como principais sistemas de suporte o Cadastro de Fornecedores e o Catálogo de Materiais e Serviços.

Reunindo milhares de fornecedores, a BEC/SP permite ampla competitividade e igualdade de condições de participação para todos os seus usuários em um espaço de oferta e demanda com regras e ferramentas comuns.

Todos os materiais e serviços estão presentes em um único catálogo disponível aos usuários, com descrição clara e específica para cada produto ou serviço a serem negociados, o que padroniza a identificação e permite um controle sobre as compras.

Administrado pela Coordenadoria de Compras Eletrônicas da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, desde Setembro de 2000, a BEC/SP não é apenas um ambiente em que são realizadas compras e contratações, mas tem se consolidado como uma ferramenta de oportunidades de negócio e desenvolvimento de empresas.

Nossa Missão

Gerar valor à cadeia de suprimentos do Estado contribuindo para a excelência na gestão do gasto público.

Visão de Futuro

Ser referência na gestão de um ambiente estruturado que promova efetividade e transparência na qualidade do gasto público.

Planejamento Estratégico

Portaria do Planejamento Estratégico

Benefícios Para Todos

imagem-sociedade
imagem-estado
imagem-fornecedores

Nossos Serviços

A CCE oferece serviços que contribuem com todo ciclo de suprimentos do Estado de São Paulo:

imagem engrenagem serviços oferecidos bec

Saiba mais sobre os nossos serviços

imagem logo caufesp

O Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo é um sistema eletrônico de informações por meio do qual são cadastrados e mantidos os registros dos fornecedores interessados em vender e contratar com órgãos da Administração Pública. Seu cadastro é gratuito e aberto a todas as empresas.
Com milhares de fornecedores cadastrados, o Caufesp cresce a cada ano, garantindo maior competitividade e abrangência.

Logo-Cadterc

No Cadterc - Estudos Técnicos de Serviços Terceirizados, são divulgadas as regras para contratações de serviços terceirizados pelos órgãos públicos. Os Estudos apresentam as especificações técnicas e valores limites (preços referenciais) para os serviços mais comuns e que representam os maiores gastos do Estado.

imagem logo sanções

Disponibiliza as sanções administrativas que impõem a pessoas físicas e jurídicas a proibição de licitar e contratar com qualquer órgão ou entidade da Administração Pública do Estado de São Paulo. Além de trazer maior transparência, o site permite que o processo sancionatório seja mais rápido, claro e cumpra o devido trâmite legal.

imagem logo sis

Plataforma digital que possibilita a inserção da fase interna da licitação no ambiente eletrônico, agilizando todas as etapas anteriores à negociação na BEC/SP.

imagem logo egrp

Permite o acompanhamento e controle dos atos praticados ao longo de todo procedimento licitatório, além da possibilidade de compartilhamento de recursos entre órgãos e entidades, entregando mais flexibilidade de compra e ganhos de escala.

imagem logo preços

Divulga os preços médios praticados por fornecedores do Estado nos últimos seis meses. Essa informação simplifica o ciclo de compras e é também usada como referência de preços para os processos de aquisição. www.bec.sp.gov.br – opção Preços SP.

imagem logo siafisico

Registra os lançamentos contábeis das aquisições realizadas pelo Estado, desde a requisição de compra até o pagamento.

imagem logo ibec

Banco de dados que permite a consolidação das informações das negociações eletrônicas por meio de gráficos e tabelas. Disponíveis para toda Administração direta e indireta, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, Ministério Público,  Entidades e Municípios Paulistas conveniados.

Parcerias

imagem logo bid

Financiador de projetos para melhoria do gasto público. Importante apoiador da expansão da BEC/SP e de projetos inovadores desde 2008, tais como: pregão eletrônico para entidades conveniada, e-sanções, IBEC, e-GRP. 

imagem logo insper

Instituto referência em pesquisas econômicas. Com base nos dados das compras realizadas por meio da BEC/SP, realiza diagnóstico visando aprimorar a eficiência das compras públicas. 

imagem logo compras publicas

Integração da União, Estados, Distrito Federal e Municípios em prol do aprimoramento das compras públicas.

imagem logo fiesp

Importante elo entre o setor produtivo e o Estado que possibilita o diálogo com as indústrias e a divulgação das oportunidades de negócios a fim de alavancar melhores resultados nas compras do Estado de São Paulo.

imagem logo adesampa

Agência de Desenvolvimento do Município de São Paulo que promove ações de fomento à participação das microempresas e empresas de pequeno porte nas compras públicas realizadas por meio da BEC/SP.

Dados Abertos

imagem logo maratona de programação

Além de todas as iniciativas desenvolvidas internamente, a Coordenadoria de Compras Eletrônicas organizou em 2018 a primeira maratona de programação das compras públicas em que foram apresentados projetos de parceiros privados. As equipes tiveram a oportunidade de apresentar em cinco minutos suas ideias para uma banca formada por especialistas do Sebrae-SP e das empresas parceiras, que avaliaram as melhores soluções.
Realizado em maio, o Hackathon teve duração de 30 horas e resultou em dez soluções criadas a partir da API da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC/SP). O evento teve como objetivo aperfeiçoar o ciclo de suprimentos, informar a sociedade sobre o que e como o Estado compra e o nível de eficiência em relação aos preços praticados no mercado.

Segurança da Informação

A Secretaria da Fazenda e Planejamento preocupada com segurança e privacidade das informações transmitidas pela Internet realiza auditoria externa dos seus controles de segurança.
O escopo dos trabalhos de auditoria engloba segurança física, controle de acesso dos usuários do sistema e segregação de ambientes e funções. Estes controles tiveram elevados percentuais de aderência conforme a norma ISO/IEC 27.002:2005.
A CCE, como responsável pelos controles do Sistema BEC/SP, recebeu o parecer da auditoria contratada com os pontos identificados, comentários e recomendações. A partir do relatório de recomendações, traçou e está implementando um plano de atendimento às oportunidades de melhoria na busca de níveis de excelência para o ambiente de controle de mais segurança da informação da BEC/SP.

A Marca BEC

imagem logo bec

A marca BEC® é registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. É um respaldo legal que agrega valor à marca, além de contar com proteção mais ampla e fornecer mais segurança quanto à sua atuação no mercado.
Seu uso e gozo são protegidos pela Lei Federal nº 9279/96 e qualquer menção à marca deve ser previamente informada à titular, permitindo-se exclusivamente a citação da marca em discurso, obra científica, literária, jornalística ou educativa, desde que não haja conotação comercial, nem prejuízo para seu caráter distintivo. A reprodução total ou parcial, a imitação ou a alteração do seu logotipo são proibidas, configurando crime contra a propriedade industrial.