NOSSA ATUAÇÃO
					
						A Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado de São Paulo – Sistema 
						BEC/SP - tem por objetivo a negociação de preço de bens e serviços adquiridos 
						pela Administração Pública, por meio de procedimentos eletrônicos, permitindo 
						ampla competitividade e igualdade de condições de participação para todos os 
						seus usuários e, ainda, com o compromisso de realizar o pagamento em 30 dias, 
						depois de satisfeitas as condições do recebimento definitivo do bem ou do 
						serviço.
					
					 
					CARACTERÍSTICAS
					Agilidade
					A agilidade é fundamental no mundo de hoje. A revolução da tecnologia da 
						informação manifesta-se perfeitamente pela BEC/SP; tanto o governo quanto os 
						fornecedores ganham agilidade nos processos de aquisições, redução de custos 
						operacionais e de tempo.
					
					Abrangência
					A abrangência da BEC/SP é grande, pois inclui a administração direta, autárquica 
						e fundacional, sociedades de economia mista, universidades, municípios do 
						Estado de São Paulo e quaisquer fornecedores desde que inscritos no Cadastro 
						Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo – Caufesp.
					
					Qualidade
					Para prestar bons serviços à população, o governo precisa comprar produtos de 
						qualidade. A BEC/SP traz consigo a preocupação com a especificação de produtos 
						alinhada às necessidades das diversas áreas do governo em termos de qualidade.
					
					Transparência
					As unidades compradoras do Estado, os fornecedores e os cidadãos podem 
						acompanhar o andamento das compras realizadas.
					
					Segurança
					O site da BEC/SP encontra-se hospedado em ambiente seguro, com certificação 
						27001, para que seja evitada sua violação.
					
					VANTAGENS
					Aos fornecedores
					O Sistema BEC/SP proporciona agilizar suas vendas com o acesso rápido e 
						simplificado ao mercado. As compras são efetuadas diariamente pelas Secretarias 
						de Estado, Autarquias, incluindo as Universidades, Fundações, Empresas Estatais 
						e Municípios.
					
					Ao Estado
					Com as facilidades do Sistema BEC/SP o Estado agiliza suas compras, reduz o 
						preço de aquisição de bens e serviços e o seu custo operacional, favorecendo a 
						gestão responsável dos recursos públicos, pois funciona integrado com as 
						informações contábeis, isto é, o Estado somente executa seus gastos dentro da 
						dotação orçamentária existente.
					
					À sociedade
					Razão da existência do Estado, a sociedade deve ser a principal beneficiária. 
						Muitos bens e serviços que servem aos cidadãos são adquiridos dos fornecedores 
						por meio do Sistema BEC/SP.
					
					PROCEDIMENTOS ELETRÔNICOS DE COMPRAS REALIZADOS NO SISTEMA 
						BEC/SP
					Dispensa de Licitação
					
						Este procedimento eletrônico é bem simples em razão de seu pequeno valor. 
						Corresponde às compras até o valor de R$ 8.000,00 para aquisição de materiais 
						em única entrega e único pagamento, aos órgãos da Administração Direta, às 
						entidades fundacionais e às autarquias.
					A BEC/SP está aberta também para atender, no procedimento de dispensa de 
						licitação, aos municípios do Estado de São Paulo, às universidades estaduais e 
						às sociedades de economia mista, desde que tenham se conveniado com o Estado. 
						As sociedades de economia mista podem fazer aquisições até o valor de R$ 
						16.000,00.
					
					Convite
					Modalidade de licitação para aquisições de materiais até o limite de R$ 
						80.000,00, em única entrega e único pagamento. As propostas dos fornecedores 
						são efetuadas por meio eletrônico e criptografadas, automaticamente pelo 
						sistema, ou seja, as propostas são mantidas em sigilo até o horário de abertura 
						dos envelopes, previsto no edital. Todas as propostas são abertas 
						simultaneamente, apurando-se o menor preço ofertado.
					
					Pregão Eletrônico
					Criado para facilitar os procedimentos de compra do setor público, é uma 
						modalidade de licitação do tipo menor preço para aquisição de bens ou de 
						serviços comuns, independentemente do valor. É realizada mediante a 
						apresentação e a classificação de propostas seguidas de lances em sessão 
						pública e negociação. Durante toda a sessão pública os fornecedores participam 
						incógnitos, sendo apenas identificados no final do procedimento de compra.
					
					FUNCIONAMENTO DO SISTEMA BEC/SP
					
						Cada um dos procedimentos de compras operado pelo Sistema BEC/SP é 
						regulamentado por decreto e resolução estaduais. Nesses 
							regulamentos, estão explicitadas as regras de operação do Sistema 
						BEC/SP para garantir a correta compreensão dos usuários e o melhor resultado 
						para as partes envolvidas.
					
					O Governo faz seus gastos de acordo com seus planos e programas, aprovados e 
						autorizados em lei. Uma vez aprovado o orçamento, os recursos orçamentários e 
						financeiros são distribuídos aos diversos órgãos.
					
					Cada órgão do Governo do Estado tem autonomia para, de acordo com as 
						necessidades, determinar o que precisa ser adquirido ou contratado. São abertos 
						processos administrativos para as licitações com as requisições de compras ou 
						contratações. Após a autorização pelo responsável, a oferta de compra é gerada 
						pela unidade compradora e enviada ao Sistema BEC/SP para negociação.
					
					Para que um fornecedor possa participar de negociações eletrônicas no Sistema 
						BEC/SP é necessário que esteja inscrito no Cadastro Unificado de Fornecedores 
						do Estado de São Paulo – 
							Caufesp. Como o banco de dados é unificado em todo o Estado, o 
						fornecedor poderá vender bens ou ser contratado para prestar serviços para 
						qualquer unidade compradora do Estado. Essas informações são utilizadas pelo 
						Sistema BEC/SP permitindo que os fornecedores sejam avisados quando há uma 
						oferta de compra compatível com sua linha de fornecimento.
					
					Apurado o vencedor da licitação, as unidades verificam se não existem pendências 
						em relação ao fornecedor. Vencida essa etapa, após a assinatura do contrato, 
						dependendo do modelo de contratação,é emitida a Nota de Empenho – NE – pelos 
						órgãos da Administração Direta, pelas autarquias e fundações, e a Autorização 
						de Fornecimento – AF –, quando se tratar de sociedades de economia mista, 
						universidades e municípios que operam na BEC/SP.
					
					Dentro do prazo previsto em cada edital, os fornecedores entregam os bens ou 
						prestam os serviços.
					
					O órgão contratante recebe os bens ou serviços e atesta que está tudo certo, 
						conforme o edital, emitindo o documento correspondente para a realização da 
						despesa.