A MARCA BEC®
A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, com o compromisso permanente de
aprimorar seus processos, registrou a marca BEC® no Instituto Nacional de
Propriedade Industrial – INPI. É um respaldo legal que agrega valor à marca,
além de contar com proteção mais ampla e fornecer maior segurança quanto à sua
atuação no mercado.
Seu uso e gozo são protegidos pela Lei Federal nº 9279/96, e qualquer menção à
marca deve ser previamente informada à titular, permitindo-se exclusivamente a
citação da marca em discurso, obra científica, literária, jornalística ou
educativa, desde que não haja conotação comercial, nem prejuízo para seu
caráter distintivo.
A reprodução total ou parcial, a imitação ou a alteração do seu logotipo são
proibidas, configurando crime contra a propriedade industrial.
AUDITORIA DA
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
O Governo do Estado de São Paulo vem empreendendo esforços no sentido de
colocar à disposição de seus usuários um sistema de compras eletrônicas de
qualidade, eficiente, ágil, transparente, que amplie a competitividade, que
seja aderente à legislação pertinente e disponha de segurança física e lógica
das informações.
A Secretaria da Fazenda, por meio da Coordenadoria de Entidades Descentralizadas
e de Contratações Eletrônicas – Cedc -, gestora do Sistema Bolsa Eletrônica de
Compras do Governo do Estado de São Paulo – BEC/SP -, preocupada com o tema que
envolve segurança e privacidade das informações transmitidas pela Internet,
promoveu a contratação de auditoria independente por meio de procedimento
licitatório.
Foram utilizados recursos internacionais oriundos do Banco Interamericano de
Desenvolvimento – BID - contemplados no Projeto de Fortalecimento da Gestão
Fiscal do Governo do Estado de São Paulo – Proffis -, que tem por objetivo
melhorar a eficiência, eficácia e transparência na aplicação dos recursos
públicos, mediante o fortalecimento institucional da Sefaz e das entidades
vinculadas à administração tributária, orçamentária e financeira do Estado de
São Paulo.
A vencedora do certame licitatório foi a Ernst & Young, com presença
mundial e experiência nas áreas de auditoria, impostos, transações, assessoria,
risco em tecnologia da informação e segurança da informação.
O escopo dos trabalhos de auditoria englobou segurança física, controle de
acesso dos usuários do sistema e segregação de ambientes e funções.
Estes controles tiveram elevados percentuais de aderência conforme a norma
ISO/IEC 27.002:2005.
A Cedc, como responsável pelos controles do Sistema BEC/SP, recebeu o parecer da
auditoria contratada com os pontos identificados, comentários e recomendações.
A partir do relatório de recomendações, traçou e está implementando um plano de
atendimento às oportunidades de melhoria, na busca de níveis de excelência para
o ambiente de controle de segurança da informação da BEC/SP.
SISTEMA DE GESTÃO DA
QUALIDADE
Bolsa Eletrônica de Compras conquista certificado ISO 9001
As normas ISO 9000 – Sistema de Gestão da Qualidade - tornaram-se referência
para requisitos de gestão da qualidade. Sua implementação pode colaborar
decisivamente com o aumento da produtividade, redução dos custos, inovação e
agilidade.
É inquestionável o avanço no número de empresas privadas com processos
certificados por organismos credenciados no Brasil nas últimas décadas,
notadamente a partir da metade dos anos 90. No setor público brasileiro,
diversos órgãos e empresas públicas certificaram seus processos.
Esse projeto encontra-se previsto no Programa de Fortalecimento da Gestão Fiscal
do Estado de São Paulo – Proffis, em implementação na Secretaria da Fazenda,
financiado parcialmente com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento
– BID.
Em 2008, foi realizado procedimento licitatório pelo Programa das Nações Unidas
para o Desenvolvimento - PNUD e formalizado contrato com a empresa vencedora do
certame, Interaction Plexus Ltda - empresa do Grupo Interaction, especializada em
gestão de negócios, qualidade empresarial e certificação de sistemas de gestão - para
o desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade objetivando a estruturação de processos
e preparação das equipes envolvidas para a obtenção da certificação do Sistema BEC/SP pela
norma ISO 9001:2008.
A Bolsa Eletrônica de Compras - BEC/SP - recebeu em 01/11/2010 certificação ISO 9001:2008,
da DQS do Brasil, pelo padrão de excelência dos processos de trabalho, que assegura ao
governo estadual a negociação e a aquisição de produtos e serviços com agilidade,
competitividade e custos reduzidos. Em dez anos de operação, a BEC/SP movimentou
o total de R$ 6,9 bilhões em compras realizadas pela via eletrônica a preços médios
25% menores, com economia de R$ 2,06 bilhões aos cofres públicos. Neste período a
Bolsa acumulou cerca de 26 mil fornecedores cadastrados, realizou mais de 305 mil
operações de compra e a quantidade de itens negociados ultrapassou a marca de 1,9 milhão.
BEC/SP teve as práticas adotadas em seu Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ - avaliadas
pela DQS do Brasil, empresa responsável pela coordenação de certificações da ISO 9000 no Brasil
e demais países sul-americanos. A certificação atesta que a organização que a recebe é capaz de
fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas de seus
clientes, além de operar em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
O Sistema de Gestão de Qualidade da BEC/SP também recebeu certificado internacional pelo órgão
Deutsche Gesellschaft für Akkreditierung mbH - DGA - e nacional pelo Instituto Nacional
de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro, além do certificado IQNet -The
International Certification Network que forma a maior rede de certificação mundial.
A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade agrega à Bolsa Eletrônica de Compras maior
eficiência, eficácia e transparência na aplicação dos recursos públicos, garantindo a excelência
da gestão do negócio e o fortalecimento institucional da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.